As doenças cardiovasculares são a principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil. A incidência da doença tem sido relacionada com os altos níveis de colesterol no sangue. Segundo a American Heart Association, a recomendação para se ter baixos níveis de colesterol é uma dieta equilibrada com baixo teor de lipídios, colesterol e ácidos graxos.
Tomar uma dose de açaí médio ao dia afasta o risco de ter o mau colesterol alto e, consequentemente, doenças cardiovasculares. Isso porque o fruto amazônico possui, em grande quantidade, antioxidantes que reduzem a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), chamadas de colesterol ruim. Ao circular na corrente sanguínea, o LDL é nocivo, pois pode formar as placas de ateroma, compostas especialmente de lipídeos e tecidos fibrosos.
De acordo com o professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (UFPA), Hervé Rogez, a ingestão do suco do açaí é uma excelente forma para prevenir doenças cardiovasculares. “Em nossos testes, 350 ml de açaí por dia leva a uma redução significativa da oxidação das LDL’s, o colesterol ruim”, ressalta Rogez.