Açaí fomentando riquezas

Franquia - 06, junho, 2019

Açaí fomentando riquezas

A riqueza vegetal do Brasil é uma das coisas que faz este país tão especial. Toda essa diversidade de frutos faz do nosso país um lugar privilegiado, um fruto que exemplifica tudo isso é o açaí, com seu sabor característico vem conquistando cada vez mais brasileiros e também o mundo.

O Açaí é nativo da Amazônia brasileira tendo no estado do Pará o seu principal centro de produção, apesar disso ele pode ser encontrado em outros estados do país. Se engana quem pensa que o açaizeiro só se destaca pelo seu fruto, ele também é uma das principais fontes de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil.

Essa frutinha roxa é rica em vários nutrientes, mas também gera muita riqueza com tudo o que pode proporcionar. Praticamente tudo do açaí pode ser aproveitado para inúmeras utilidades além das que conhecemos.

A polpa representa somente 15% do fruto e é aproveitada de inúmeras maneiras no consumo alimentar, como sorvetes e outros produtos. O caroço, por outro lado corresponde a 85% do peso restantes do fruto, é aí que o ele mostra a sua versatilidade, podendo ser utilizado na produção de cosméticos.

As fibras dele podem ser base para móveis, placas acústicas, xaxim, compensados e até na indústria automobilística; Os caroços limpos e sem resíduos, podem ser destinados para a torrefação de café, panificação, extração de óleo comestível, fitoterápicos e ração animal, além de uso na geração de vapor, carvão vegetal e adubo orgânico.

Todo esse potencial vem ajudando inúmeras famílias, principalmente as ribeirinhas que têm toda a sua renda vinda do açaí. São inúmeras pessoas que entram diariamente mata adentro para colher o fruto de forma natural e respeitando a natureza, respeitando o potencial de cada planta.

Através disso a floresta é preservada e mantida para que ajude a manter a produção do açaí. Mas com o aumento do consumo, resultou na expansão de açaizais manejados, em áreas de várzeas, e estimulou a implantação de cultivos racionais em terra firme. Toda a cadeia de produção de açaí, somente no Pará, envolve mais de 25 mil pessoas.

A produção anual é de pouco mais de 160 mil toneladas, os números podem passar disso nos próximos anos, de forma sutil mais sempre crescente, ajudando a fomentar uma produção de mais 66 milhões de reais. Parte dessa grande cadeia também faz parte a Fast Açaí, que ajuda a movimentar esse mercado com todo cuidado para que nunca falte nosso querido fruto ele sempre tenha o seu delicioso sabor natural.

Com o avanço da preservação e das técnicas de manejo o açaí tem gerado frutos não só pra quem prova de seus nutrientes, mas também muitas famílias que viram sua melhora de vida e perspectiva de vida.

Leia também: Estamos entre as 5 maiores redes de franquia do Brasil

Onda

Veja mais notícias

do nosso blog

Fast Açaí pela 5ª vez na Feira ABF

Franquia - 17, junho, 2019

Fast Açaí pela 5ª vez na Feira ABF

Continue Lendo

Selo de Excelência em Franchising conquistado pela Fast Açaí

Destaque - 30, maio, 2019

Selo de Excelência em Franchising conquistado pela Fast Açaí

Continue Lendo

Empreendedores: veja quais atitudes devem ter

Franquia - 05, abril, 2019

Empreendedores: veja quais atitudes devem ter

Continue Lendo

Onda