O açaí é considerado o “ouro” de cor roxa da Amazônia e tem recebido bastante destaque nos últimos tempos, devido a ampla divulgação de seus benefícios para a saúde. O seu cultivo, em maior parte, ocorre no norte do Brasil, tendo o Estado do Pará como principal produtor.
A sua valorização ao redor do mundo e também, dentro do país, tem movimentado bastante a importação e exportação do produto. No que se refere a exportação, de acordo com o G1, os Estados Unidos lideram o ranking entre os 10 países que mais receberam o açaí em 2018, o que representa 40% do consumo. As outras posições são ocupadas pelo Japão e Austrália, juntos movimentam mais de US$ 1,5 milhão, seguido da Alemanha, França, Bélgica, Holanda e Portugal.
Vale a pena destacar que a forma de consumo do açaí no Brasil é diferente do resto do mundo. Os brasileiros ingerem junto com as refeições, ou a parte mesmo, e tendem a misturar com sementes, granolas e afins. Já no exterior, como nos Estados Unidos, o fruto é mais conhecido entre o público fitness, devido ao fato de ser um alimento rico em ferro e energia. Geralmente é ingerido em forma de shakes ou como suplemento alimentar.
Nosso querido fruto roxo é o que movimenta o Fast Açaí. Experimente e ganhe energia natural de verdade, feito com muito sabor!
Leia também: Mitos e verdades sobre açaí