Verdades e mitos de 5 dietas da moda

Vida Saudável - 06, February, 2017

Verdades e mitos de 5 dietas da moda

Na busca por estética, aumento da autoestima e até mesmo por uma questão de saúde, muitas pessoas buscam o emagrecimento de forma rápida e eficaz. Sendo assim, acabam pesquisando dietas milagrosas que prometem a perda de uma grande quantidade de peso em um curto espaço de tempo. Porém, estas dietas não são as mais recomendadas e o seu efeito é de ação e reação, o que contribui para o efeito sanfona e o ganho de peso logo após o fim delas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a entender verdades e mitos de 5 dietas da moda.

Confira verdade e mitos de 5 dietas da moda

Dieta dos pontos

A dieta dos pontos é baseada em acumular ou perder pequenos pontos de acordo com a alimentação. A relação entre o homem e a comida muda, já que não se tem apenas uma questão de necessidade fisiológica em jogo e do quanto você pode comer, mas sim do que você pode melhorar na sua alimentação para conseguir. Uma dieta tão simplista não leva em consideração o que, mas QUANTO você come, o que não é totalmente errado, mas não ajuda na resolução do problema e da dificuldade que é o emagrecimento.

Dieta Dunkan

Baseada na abolição do consumo de carboidratos, a Dieta Dunkan é feita de fases, sendo a primeira a mais restritiva. Além disso, ela parte do princípio de que para eliminar totalmente a gordura é imprescindível abolir o consumo de qualquer outra gordura, o que, basicamente, restringe a dieta ao consumo de proteínas, que não são capazes de fornecer os outros nutrientes necessários ao corpo.

Dieta detox

Muito na moda nos últimos anos, ela é bastante radical: sucos ou líquidos por 7 dias, geralmente feitos com alimentos cítricos e ricos em fibras, que estimulam a liberação de toxinas do corpo. Isso não é totalmente ruim, mas, novamente, cai no mito de abaixar completamente o consumo de um ou outro nutriente, provocando uma deficiência. O corpo necessita de uma soma de nutrientes, em maior ou menor quantidade, por isso nunca é recomendado fazer dietas muito restritivas.

Dieta da lua

O grande mito nesta dieta está na ideia na qual é baseada: as fases da lua teriam influencia no potencial em perder peso, pois influenciam na quantidade de líquidos no corpo. A verdade é que cada metabolismo lida de uma forma com os líquidos ingeridos e que circulam em nosso corpo e, além disso, a perda de peso não está ligada somente a isso, mas também à perda de gordura, um dos principais fatores de aparência.

Dieta da proteína ou dieta Atkins

Muito conhecida como dieta da proteína, a dieta Atkins, na verdade, é uma dieta de gorduras, já que os macro nutrientes mais consumidos são os lipídios. O grande problema é justamente a restrição, que acaba beneficiando a aceleração do metabolismo, mas desconsidera a questão hormonal no processo.

Em todos os casos, recomenda-se que as dietas sejam equilibradas, com o consumo de nutrientes e substâncias benéficas à saúde em quantidades adequadas. Não é porque algo é natural que é saudável. Tendo em mente verdades e mitos de 5 dietas da moda, é essencial que você consulte sempre seu nutricionista, tenha em mente que cada corpo reage de uma forma e lembre-se que, na verdade, o ideal para alcançar seus objetivos é a constância nos hábitos saudáveis aliados à pratica de exercícios físicos.

Fonte: Vogue

Onda

Veja mais notícias

do nosso blog

AÇAÍ E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE CARDIOVASCULAR

O Açaí - 18, October, 2023

AÇAÍ E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE CARDIOVASCULAR

Continue Lendo

FAST AÇAÍ, A FRANQUIA QUE CABE NO SEU BOLSO

O Açaí - 10, October, 2023

FAST AÇAÍ, A FRANQUIA QUE CABE NO SEU BOLSO

Continue Lendo

POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR EM UMA FRANQUIA FAST AÇAÍ?

Franquia - 18, September, 2023

POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR EM UMA FRANQUIA FAST AÇAÍ?

Continue Lendo

Onda